DTM – Disfunção Temporo Mandibular

Tem dores na face, na boca, ou perto do ouvido? Esclareça suas dúvidas sobre DTM no botão abaixo!

DTM – Disfunção Temporomandibular

A Disfunção Temporomandibular, também conhecida como DTM, é uma disfunção que engloba todos os músculos da mastigação, do pescoço, do crânio e a articulação temporomandibular. Tem causas multifatoriais que causam dores na face e na articulação temporomandibular.

Didaticamente classificamos a disfunção em 3 tipos

• Muscular – quando atinge somente a musculatura (crânio, mastigação e do pescoço)
  • Articular – quando atinge somente a articulação temporomandibular
  • Mista – quando temos os componentes musculares e articulares presentes

SINAIS E SINTOMAS – os mais comuns:

• dor na região da articulação temporomandibular
  • dor na abertura e fechamento da mandíbula com restrição ou limitação nos movimentos
  • dor na face
  • espasmo e dores musculares à palpação
  • crepitações ou estalidos
  • dor ou zumbido no ouvido
  • dor irradiada no pescoço
  • cefaléia

TRATAMENTO: É realizado de acordo com a disfunção que o paciente apresenta

Muscular – terapia sistêmica com o uso de relaxantes musculares, analgésicos, terapia intra-oral com utilização de placa miorrelaxante, outros dispositivos intra-orais, fisioterapia  para liberação miofascial, agulhamento a seco, ajuste oclusal, toxina botulínica, laserterapia, enfim, temos várias terapias que são feitas em conjunto para melhorarmos o quadro de dor facial do paciente

Articular – tratamento geralmente cirúrgico, porém escalonado, ou seja, do procedimento mais simples até o mais complexo.

Mista – geralmente realizamos o acompanhamento clínico desse paciente por 6 meses para depois decidirmos se há necessidade de algum procedimento cirúrgico.

Entre em contato pelo Whatsapp no botão abaixo!

Se ainda tem alguma dúvida sobre DTM, o dr. Wellington pode esclarecer para você. Clique no botão abaixo e fale conosco pelo Whatsapp