Cirurgia Ortognática

CIRURGIA ORTOGNÁTICA

Cirurgia Ortognática é uma cirurgia que visa o correto posicionamento dos ossos da face. Indicado para o paciente que tenha alguma deformidade dentofacial, ou seja, que possui alguma alteração da oclusão (mordida) e que o ortodontista não consegue resolver somente com o aparelho ortodôntico. É considerado um procedimento estético-funcional, ou seja, corrigindo a função que no caso é o estabelecimento de uma correta oclusão, o paciente ganha muito na estética facial.

A cirurgia ortognática é um procedimento seguro, quando feito por um CIRURGIÃO BUCOMAXILOFACIAL, entretanto, assim como todas as cirurgias, tem algumas contraindicações.

INDICAÇÃO: indicado para pacientes adultos ou em fase final de crescimento e que seja portador das deformidades dentofaciais:

  • Deficiência mandibular comumente chamada de de Classe II
  • Deficiência Maxilar comumente chamada de Classe III por deficiência maxilar
  • Excesso Mandibular comumente chamado de prognatismo ou Classe III por excesso mandibular
  • Face Longa – quando as medidas verticais da face são maiores que as horizontais
  • Face Curta – quando as medidas horizontais face são maiores que as verticais
  • Assimetrias – quando um lado da face é maior que o outro
  • Deficiência Transversal Maxilar – quando paciente apresenta mordida cruzada

 

CONTRA-INDICAÇÃO: Somente se o paciente tiver alguma alteração sistêmica do ponto vista médico que impeça a realização de uma cirurgia ortopédica, alguma displasia óssea, doença hematológica, ou alguma síndrome que impossibilite o cognitivo para que o paciente possa suportar o pós-operatório; ou seja, para a cirurgia ortognática  ser contra-indicada deve haver alguma alteração na condição clínica geral do paciente como por exemplo problemas cardíacos graves.

PREPARO PARA A CIRURGIA ORTOGNATICA: Geralmente o paciente vem até ao consultório indicado pelo ortodontista, este profissional faz o diagnóstico, indicando a necessidade do tratamento ortodôntico com auxílio da cirurgia ortognática. Em média o paciente fica 12 meses em preparo ortodôntico pré-cirúrgico, faz a cirurgia ortognática,  e após 2 a 3 meses de acompanhamento pós-cirúrgico, liberamos o paciente para terminar o tratamento ortodôntico, a fase de finalização ortodôntica dura em média 6 meses. Muito importante neste período pré-operatório (antes da cirurgia propriamente dita) que o paciente faça avaliação com o Fisioterapeuta e com Nutricionista para viabilizarmos todas as condutas para o pós-operatório.

ANESTESIA –   por ser um procedimento de alta complexidade e que dura em média de 4 à 5 horas, a cirurgia ortognática é um procedimento realizado em ambiente hospitalar sob anestesia geral.

PÓS-OPERATÓRIO:  O acompanhamento de pós-operatório é em média de 2 a 3 meses, de forma mais intensa, com algumas restrições alimentares. Geralmente imediatamente após a cirurgia,  entramos com uma dieta liquida por 10 dias, após avaliação clínica liberamos para dieta pastosa, por cerca de 60 dias e após esse período introduzimos uma dieta branda com alimentos de consistência bem macia para introdução de uma mastigação de forma mais funcional, por isso é necessário o acompanhamento de outros profissionais como nutricionista para realizar o correto balanceamento do cardápio e fisioterapeuta para realizar toda a fisioterapia pós-operatória a fim de garantir a recuperação mais rápida do paciente. O pós-operatório realmente é longo porém os resultados valem a pena. É de extrema importância seguir todo protocolo pós-operatório para que o paciente possa ter uma recuperação adequada e alcançarmos os resultados planejados

Principais dúvidas:

A cirurgia Ortognática deixa cicatrizes aparentes?

Não, o procedimento todo é feito na parte interna da boca, garantindo que o paciente não tenha nenhuma cicatriz externa.

O Convênio cobre a cirurgia ortognática?

Dúvida comum entre os pacientes e bem importante: sim, os convênios médicos com segmentação hospitalar cobrem a cirurgia bucomaxilofacial, entre elas a ortognática.
Não é necessário ter um plano de saúde odontológico nesses casos.

Isso porque ela faz parte do rol de cobertura obrigatória da ANS (Agência Nacional de Saúde), quando realizada em ambiente hospitalar.
Há que se observar carências e respeitar alguns prazos e regras, e existem particularidades quanto à rede credenciada ou escolha livre do profissional.

Verifique essa informação com o seu plano e com profissionais especializados na área.
Abaixo listamos os convênios que atendemos:

Omint

Bradesco saúde

Sulamerica saúde

Notredame Intermedica

Amil

Santa Helena

 

Quem consultar antes da cirurgia ortognática? Cirurgião ou Ortodontista?

Muitos casos, principalmente em adultos, não podem ser tratados apenas com ortodontia sendo necessário o tratamento em conjunto com o cirurgião.

Esses casos ocorrem quando as funções estão comprometidas e apenas a movimentação dentária não consegue promover seu restabelecimento.
Independente de quem for consultado primeiro, cirurgião ou ortodontista, o planejamento de cada caso deve ser conjunto, visando sempre o bem-estar do paciente.

 

Entre em contato pelo Whatsapp no botão abaixo!

Se ainda tem alguma dúvida sobre cirurgia ortognática, o dr. Wellington pode esclarecer para você. Clique no botão abaixo e fale conosco pelo Whatsapp